terça-feira, 6 de outubro de 2009

Opinião em dose dupla – 07/10/2009

Eu também quero
A Câmara de Vereadores entregou na segunda-feira, 21, o título de Cidadão Frederiquense ao deputado Paulo Pimenta (PT). Nada contra a Câmara, nem ao próprio deputado. Contudo, muitas pessoas mais próximas de nós deveriam ganhar o título.

E como ficam certos homens, de cabelos branquinhos, desbravadores desta terra, que não são lembrados e alguns, cuja história está a morrer junto com o esquecimento? Parabéns ao deputado pelo título. Porém, há muitos cidadãos que fazem por merecer o mesmo, seja pela história, seja pela luta.

É lixo
Eita porra! Como diria um amigo que tenho em Pernambuco. Ao andar pelas ruas de Frederico Westphalen não canso de me surpreender. É lixo por todo o lado. Apesar da amenização depois da implantação de tele entulho, ainda há muito detrito provindo da construção civil espalhado por aí.

Junto com o entulho das construções, alguns moradores aproveitam para despejar restos de refeições, que mesmo em sacolas plásticas acabam causando incômodos, pois a cachorrada faz a festa e espalha o lixo por todo o lado.

Cachorrada
Pois é. E o que falar da onda de cães e gatos sem dono em Frederico Westphalen? Isso não é de hoje, mas quanto mais o tempo passa, mais animais sem dono aparecem nas ruas. Já ouvi moradores reclamando em alguns bairros. “E agora, com a lua cheia, não tem quem durma”.

Enquanto ninguém toma uma providência, os bichinhos andam por aí perturbando o sono e sendo vítimas fáceis de atropelamento. E ainda há outros que se divertem rasgando sacolas de lixo por aí. Um canil público poderia ser a solução para acabar com as gangues caninas.

Cultura
Foi-se o tempo das rodas de violão, dos luais, do bate-papo descontraído nas praças. Nos porta-malas, a diversidade musical acaba por invadir a privacidade de todos. Papo tranquilo só pelo MSN. Violão, chimarrão e pipoca agora só no quintal de casa.

De qualquer forma, é bacana toda essa diversidade. O que não pode acontecer, é que seja implantada à força na cabeça de quem não quer viver este universo descompassado de hits.

Enem

O ministro da Educação, Fernando Haddad assegurou que uma forte investigação será feita para que se descubra como foi possível o vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De qualquer forma, os candidatos terão de esperar no mínimo 45 dias para o novo exame. O transtorno que já era grande em algumas cidades devido ao deslocamento, ficou ainda maior por conta dos espertalhões. A Polícia Federal não deve descansar, o culpado deve pagar.

Uma casquinha
O Congresso Nacional aprovou crédito especial de R$ 1 bilhão para os municípios. O Rio Grande do Sul ficará com R$ 63.198.808 milhões. Os valores são provenientes do Orçamento da União. Espera-se agora que uma parte do montante venha para cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário