terça-feira, 15 de setembro de 2009

Alerta. Nascente que abastece o município de FW está poluída


A nascente do lajeado Pardo, uma das mais importantes, responsável por boa parte da água consumida pelos frederiquenses corre sérios riscos. Foram constatados níveis de nitrogênio acima do permitido

Anderson Silva
O Centro de Educação Superior Norte – RS (Cesnors) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instalada em Frederico Westphalen, por meio do departamento de pesquisas de Engenharia Florestal e Agronomia constatou que uma das principais nascentes, a do lajeado Pardo, que abastece Frederico Westphalen, corre sérios riscos.
O desmatamento desordenado por conta da plantação agrícola, criação de gado de corte e leiteiro na bacia prejudica o manancial, que devido à falta de mata ao seu redor não conta mais com seu filtro natural, as árvores. Ainda a carência desta vegetação faz com que a água das chuvas adentrem ao córrego, carregando junto impurezas como adubos químicos e orgânicos, elevando os níveis de nitrogênio permitidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).Pesquisas realizadas apontam, ainda que não publicada, que a substância misturada à água pode ser nociva à vida humana, causando metahemoglobina e câncer gástrico. Não há um tratamento específico para amenizar estes níveis. O lajeado pede socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário